segunda-feira, 24 de junho de 2013

ATN ou Go8?

Pra quem está se inscrevendo no CSF vi que surgiu uma dúvida: se inscrever para o ATN ou Go8?
Isso vai depender de alguns fatores, mas primeiro vou explicar o que é cada um.



ATN - http://www.atn.edu.au/
Australian Technology Network of Universities
É uma aliança formada por 5 universidades australianas e estão entre as melhores do país, e entre as 30 melhores do mundo no ranking QS under 50. São universidades mais voltadas para as áreas de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e possuem parcerias com a indústria e o governo australiano. Segundo o site, há uma excelente reputação entre estas universidades e empregadores e indústria. 
As universidades membros da ATN são:
Curtin University (fica em Perth): http://www.curtin.edu.au/
QUT - Queensland University of Technology (fica em Brisbane): http://www.qut.edu.au/
RMIT - Royal Melbourne Institute of Technology (fica em Melbourne): http://rmit.edu.au/
UniSA - University of South Australia (fica em Adelaide): http://unisa.edu.au/
UTS - University of Technology Sydney: http://www.uts.edu.au/
Vocês podem também acessar o site da parceira do CSF, com informações em português sobre cada universidade: http://www.australiancentre.com.br/site/ciencia-sem-fronteiras/atn.asp

Requisitos de proficiência: 
TOEFL iBT (internet based test): geral mínima de 79 ou PB (paper based): geral mínima de 550 pontos
IELTS: geral mínima de 6.0
Mas....
O governo também pode te aprovar se você tiver menos do que o necessário nos exames de inglês. Neste caso, você terá que ficar mais tempo lá tendo apenas aulas de inglês antes de ingressar na universidade estrangeira. Pra isso, os requisitos são:
TOEFL iBT: geral mínima de 35 com no mínimo 14 em writing ou PB: mínima de 500 pontos
IELTS: geral mínima de 5.0



Go8 - http://www.go8.edu.au/
Group of Eight
É uma aliança entre as 8 principais universidades da Austrália, também classificadas entre as melhores do mundo. Cada universidade é mais voltada pra algumas áreas, mas os melhores laboratórios de pesquisa da Austrália estão nessas unis. Todos os ganhadores australianos do prêmio nobel se formaram nestas universidades. São também detentoras de 90% das patentes de invenções australianas.
As universidades membros do Go8 são:
UWA - The University of Western Australia (Perth): http://www.uwa.edu.au/
Monash University (Melbourne): http://www.monash.edu.au/
ANU - The Australian National University (Canberra): http://www.anu.edu.au/
The University of Adelaide (Adelaide): http://www.adelaide.edu.au/
UniMelb - The University of Melbourne (Melbourne): http://www.unimelb.edu.au/
UNSW - The University of New South Wales (Sydney): http://www.unsw.edu.au/
UQ - The University of Queensland \o/ (Brisbane): http://www.uq.edu.au/
The University of Sydney (Sydney óbvio): http://sydney.edu.au/
O site da parceira do CSF para o Go8 é http://www.latinoaustralia.com.br/ciencia-sem-fronteiras/InformacoesGerais.php

Vamos aos requisitos:
TOEFL iBT: geral mínima de 79 mas tem que ter o mínimo de 21 no writing
IELTS: geral mínima de 6.5 e mínimo de 6.0 em cada banda
Os requisitos pra conseguir o curso de inglês:
TOEFL iBT: geral mínima de 39 com no mínimo 14 em writing e speaking
IELTS: geral mínima de 5.5 e no mínimo 5.0 em cada banda. O CsF pede menos que isso, mas eu acho que as unis lá não aceitam com menos que isso

E agora, qual escolher?
Eu acredito que pra galera das áreas mais tecnológicas o melhor seriam as unis da ATN, mas o Go8 também tem excelentes universidades pra essa área.
Este ano os requisitos de inglês pro ATN estão mais baixos do que os do Go8, mas no meu edital pro ATN estava mais alto, veja em qual delas seu inglês se encaixa melhor.
Não sei quantas vagas disponibilizaram pra cada um neste edital que abriu em junho, mas quando eu me inscrevi eram 400 pra ATN e 1000 pra Go8. Isso e a vontade de estudar na UQ me fizeram escolher o Go8. Porém, como os requisitos pro inglês estavam mais rigorosos pro ATN, houve pouca procura e sobraram muitas vagas.
Pro pessoal da Bio e afins, eu diria pra escolher as unis do Go8, especialmente UniMelb e UQ, são as melhores pra área.

Uma coisa que acredito ser um diferencial é a grande ajuda do pessoal da Latino Australia Education, que é parceira do CsF para o Go8, eles fazem de tudo pra ajudar em todas as etapas!!!

Talvez eu não tenha tirado a dúvida da galera, mas espero ter ajudado um pouco...

Segue um link para o ranking das melhores universidades do mundo (QS)
http://www.topuniversities.com/university-rankings

terça-feira, 11 de junho de 2013

Dicas para o TOEFL

Minha primeira dica é: NÃO PERCA TEMPO!
As datas do TOEFL acabam muito rápido, meu irmão pagou meu TOEFL no final de setembro e só consegui data pra janeiro, em uma cidade no interior de São Paulo. 
Eu só consegui entrar pro programa por obras do destino, pois meu resultado chegou 1 dia depois do dia que encerrariam as inscrições do programa CsF, mas felizmente esta data havia sido prorrogada em 10 dias. Com emoção foi mais gostoso, mas não bobeie!
O custo é bem salgado: $210, fica em torno de R$460 com a cotação atual.
O resultado online sai em 10 dias, pra quem vai pra Austrália só precisa desta versão, mas é bom levar o paper score com você quando embarcar.



O teste exigido para o programa é o iBT (internet based test), é feito em um computador de alguma escola de inglês.


Estudando para a prova:
- Leia muitos livros em inglês, isso ajuda a incrementar o seu vocabulário. 
- Se você tiver essa possibilidade, um cursinho é sempre bem vindo.
- Se o seu poder aquisitivo não é alto (meu caso), estude pela internet. Existem diversos sites que oferecem de graça apoio para o exame. Recomendo este site: https://www.notefull.com/ estudei pelos vídeos no youtube oferecidos por eles e foi ótimo!! As dicas são muito importantes, pois você pode até ser fera no inglês, mas se não souber a estrutura da prova, pode sair prejudicado.
- A prova é dividida em quatro partes na seguinte ordem: 
Reading: você tem 3 ou 4 textos acadêmicos pra ler e responder as questões, é a parte mais fácil da prova, por isso não bobeie, dê o seu máximo nela. Dura cerca de 60 minutos, tendo 20 minutos pra cada texto.
Dica: O texto fica na tela o tempo todo, por isso, não leia o tudo antes, você perde muito tempo. As perguntas vão seguir a ordem do texto.


Listening: nesse momento você vai escutar algumas gravações e depois vai responder as perguntas. As gravações tem mais ou menos 2 minutos, e são "palestras" acadêmicas.
Depois do Listening tem uma pausa pra água/banheiro. É obrigatório parar, não pode ficar na sala.



Speaking: A parte mais temida da prova. Sigam as dicas que o carinha da notefull dá sobre essa parte, foi o que me salvou.
Você vai ter poucos segundos pra responder ao que te perguntarem, então esteja preparado. Não precisa ser uma resposta verdadeira, e eles também não ligam pro teu sotaque. Fale calmamente, sua resposta deve ter um começo, meio e fim. Sempre dê exemplos, isto é ótimo.



Writing: Nessa parte você terá que fazer duas redações. Enrole bastante, quanto mais longa a redação melhor, desde que você não fique repetindo as mesmas coisas. Também deve conter começo, meio e fim. O conteúdo não importa, o que importa é o número de palavras.
Para a primeira redação eles te passam uma gravação em áudio e um texto, geralmente contrapondo os argumentos do áudio. Então, eles vão perguntar sua opinião sobre aquilo.
Já a segunda redação será feita com base em uma sentença ou frase e perguntar sua opinião também. Na minha foi: Você prefere comprar em uma loja que tenha tudo ou em lojas especializadas naquilo que você quer? 
O Writing dura 60 minutos, dá pra você escrever tranquilamente. Use todos os minutos disponíveis pra ir aprimorando sua redação.




Se alguém tiver alguma dúvida, pode me perguntar!
Beijos...


segunda-feira, 10 de junho de 2013

HABEMUS BLOG!

Pros perdidos lendo meu blog, meu nome é Ana Letícia, tenho 25 anos, me formei no bacharelado em Ciências Biológicas este ano e estou fazendo licenciatura, mas eis que num dia fatídico recebi a mega notícia: fui selecionada pelo Programa Ciência sem Fronteiras para ir à Austrália, também conhecida como Oz, ou a terra dos cangurus, ou para nós rugbiers, a terra dos wallabies.

Mas o que é um wallaby? É um canguru menorzinho, e muito fofo:


Wallaby: Marsupial da família Macropodidae

Já wallabies é o apelido da seleção australiana de rugby :)


Logo da Australian Rugby Union (Wallabies)

Já ouviu aquela história de que biólogo fala de bicho o tempo todo, e se empolga ainda mais quando toca em algum assunto da área dele? Então, não fujo do padrão. Vou falar muito da parte biológica da Austrália, que é maravilhosa nesse quesito, convenhamos...


Voltando ao programa do CsF, depois de muita, MUITA, burocracia, consegui minha tão sonhada bolsa de intercâmbio. É, dona Dilma vai ser minha patroa, mas o dinheiro é do povo, e por isso quero fazer cada centavo valer a pena.

A universidade que escolhi foi a de Queensland, fica na cidade de Brisbane, na costa leste da Austrália.
Minha viagem começa dia 10 de Julho, partindo pra Brisbane com conexões em Santiago (Chile) e Auckland (Nova Zelândia). Como as aulas começam dia 15 na UQ, não vou poder fazer um stopover, já que com o fuso horário só chego em Brisbane dia 12.

Bom, esse foi meu primeiro post, espero conseguir registrar aqui todas as aventuras no mundo mágico de Oz ;)