domingo, 11 de agosto de 2013

Dindin

G'day mates!
Hoje eu vou falar um pouco sobre money, dindin, bufunfa, grana, tutu, enfim: dinheiro!


Quando vim pra cá tava tremendo na base em relação ao custo de vida, já que falavam tanto que aqui era caro bagarai. Mas pra quem morou há 6 anos na ilha da magia, também conhecida como a beverly hills catarinense, tudo branco e dourado, não estou achando aqui TÃO caro. Se ficarmos tentando converter tudo pra real, aí sim, é muito caro.
Acredito que o mais caro aqui seja moradia. Vale lembrar que tudo é contabilizado por semana. Eu pago $180 por semana, com 2 refeições por dia durante a semana (fim de semana é por minha conta), internet, energia, água, gás etc tudo incluído. Tenho um quarto e banheiro só pra mim e moro em homestay (casa de família). Mas se você quer dividir casa com outros estudantes fica em cerca de $150-170 por semana sem as refeições (não sei quanto gastam com as contas).
Morar em alojamento da universidade com a bolsa do cnpq está fora de cogitação, chega a $500 por semana!
Outra coisa meio cara aqui são algumas coisas do supermercado. Por exemplo, a coca cola aqui custa $3,99 a de 2 litros. Em compensação, sabe aquele energético Monster que custa 10 reais a lata no Brasil? aqui custa $2. Eletrônicos em geral custam o mesmo que no Brasil.
Enquanto um pepino aqui custa $1,80 a unidade, paguei $3 em uma pantufa, $2,50 o pacote com 3 calcinhas e $4 um sutiã muito bom! Ah, e hoje comprei uma saia comprida lindona por $4,99.
Minha pantufinha :)

Pra comer fora já é bem carinho, na UQ custa cerca de 8 dolares a refeição de comida mega picante, ou $2,50 por 1/2 rolo de sushi (eu como 3).
As pessoas estavam falando também que o ônibus aqui é caro, mas é mais barato que em Floripa (se não ficar convertendo, é óbvio). Como estudante, você tem um cartão concession, pra eu ir pra uni gasto $1,64, sendo que depois de 9 viagens na semana, a décima e as próximas são grátis (mas só na semana). Então gastando $1,64x9=14,76 por semana de busão. E no findi eu posso ir pra Gold Coast de graça.
É uma cidade de alto custo? É... mas se você vive aqui e trabalha aqui, teu salário mínimo é de $16,37 a hora, o que dá $622,20 por semana. Em uma semana você ganha o valor do salario mínimo no Brasil, e pros que gostam de converter, em uns 3 dias de trabalho aqui você ganha em reais o que ganha em um mês no Brasil. Ah! E se vc trabalha "casual", ou seja, só alguns dias por semana, você tem um acréscimo, então o salário mínimo vai pra $20,30/hora. Tá bom, né?
Se alguém está querendo saber mais sobre custo de vida na Austrália, tem esse blog muito legal que fez uma boa estimativa, mas é para quem vai pra ANU (Canberra):
 http://vivendocomcangurus.wordpress.com/custo-de-vida/

Agora mudando de assunto e pra finalizar: Feliz dia dos pais, paizão!!!!
Byebye

domingo, 4 de agosto de 2013

Entre cangurus e coalas

Hoje finalmente fui ao Lone Pine Koala Sanctuary! Pra quem não conhece, é o maior santuário de coalas do mundo e existe desde 1927!!! Se alguém um dia vier pra Brisbane, não deixem de visitar, é muito legal!
site: http://www.koala.net/
Antes de irmos ao santuário, ficamos esperando o ônibus na Cultural Centre Station, e como faltava uma hora ainda, eu e a Bruna fomos no museu que tem do lado da estação. O museu também é muito legal e o melhor: é de graça!
Fotos do museu:
Coruja empalhada

Esqueleto de coastal taipan atacando

Arte aborígine

Coral reef + sea turtle: parece que está embaixo da água mesmo

:p

Ux colega biólogo de cera =D

Dinossauro australiano

Seguindo viagem, pegamos o busão e chegamos ao santuário. O lugar é incrível, com bastante espaço pros animais e tudo muito arborizado, com uma programação cheia de apresentações sobre os animais que existem lá (pq o santuário não abriga apenas coalas). A entrada é meio salgada, 25 doletas, mas o local não recebe nenhum incentivo do governo, então pra um santuário desses conseguir se manter, de algum jeito tem que arrecadar dinheiro né. O bom é que comprei o passe anual ($50), então não vou precisar pagar de novo por um ano, e ainda recebo desconto em quase tudo lá dentro.
Entrada do santuario

Coala e filhotinho (escondido na barriga, ele espiando)
Entre as coisas que você pode fazer lá, está tirar foto com um coala no colo, ou com uma python, crocodilo, águia e coruja, mediante o pagamento de $16. Quem fez o passe anual ganha duas cópias da foto. 

*o* (Phascolarctos cinereus)

Black-headed python (Aspidites melanocephalus)
Outra coisa muuuito legal pra se fazer lá é alimentar os cangurus e wallabies! Você compra um pacotinho de comida (pra mim custou 50cents) e sai dando comida na boquinha pra eles, é demais!
Algumas coisas que notei: coalas são fedidinhos, pesados apesar de não serem muito grandes, e quando ficam bravos eles fazem um barulho que parece um arroto. Já sobre os cangurus, eles são muito duros! Isso mesmo, quando vc afaga eles, parece que está afagando uma pedra peluda hauhaua. São puro músculo! E o couro deles também é super resistente.


Mamãe canguru e seu joey

Comidinha pra mamãe

Wallaby (são muito ariscos)

Cangurus vermelhos (o mais comum e "praga" aqui na Austrália)
Finalmente consegui ver um wombat ao vivo, o ruim é que eles ficam entocados então é bem difícil ver. Consegui tirar foto de um enquanto ele saía da toca dar umas bandas e em menos de 1 minuto ele voltou pra toca.

Wombat (Vombatus ursinus)
Cosa fofa!
Ahh e eu vi um ornitorrinco! Mas era muuuito difícil tirar foto, essa foi a melhor que consegui. Detalhe: eles são bem menores do que eu imaginava (os maiores chegam a 50cm)

Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
Ah quase esqueci: demônios da tasmânia - são muito lindinhos!!

Taz (Sarcophilus harrisii)

Além de todos os mamíferos e répteis que tem lá, tem também várias aves, mas como não sou muito fã, não tirei muitas fotos.

Coruja (não sei qual)

Rainbow Lorikeet (Trichoglossus haematodus)
Resumindo: o passeio foi demais!!
Bom dia (ou boa noite pra quem está no BR)