quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Entre uma despedida e um reencontro

Há pouco tempo conheci uma guria, já era tarde, era quase dia chamada Allana. Na verdade conheci há um pouco mais de tempo, quando ela me vendeu umas coisinhas que ela não iria mais precisar já que estava voltando pro Brasil. Logo ali já percebi que "nosso santo bateu", como ela diz, e até deslanchei a falar dos meus problemas com minha home stay!
Enfim, algum tempo depois disso eu a encontrei de novo no curso chato do CNPq/UQ e conversa vai conversa vem até descobrimos que tivemos os mesmos professores no ensino médio (um beijo pro tio Renato, Rubinho e cia.). Enfim, duas meninas do interioR de SP se entendem e depois de uma ida ao Mc Donalds ficamos amigonas :)



Sabe aquele tipo de pessoa fácil de conviver, engraçada, simpática, com gostos muito parecidos com o seu e que topa qualquer programa? É algo raro de se encontrar!
Mas agora ela foi embora, tá lá na Tailândia curtindo com o bem dela...
Mas não estou triste... por dois motivos: nossa amizade não acaba aqui... e o MEU bem vai chegar logo mais =D
Amanhã ele sai do RJ mas só chega aqui dia 21 (maldito fuso). Ansiedade a mil!
Pelo menos amanhã eu tenho saída a campo em Toowoomba, pra coletar "scale-insects", os bichinhos com que estou trabalhando no estágio. Depois posto fotos de lá!

Hoje finalizo com uma música :)
http://www.youtube.com/watch?v=zVZOYYjzuTo


"It’s going to be a cold winter
But I wont need the heat to keep me warm
As long as you wrap yourself around me
On christmas mornin’
Whether it’s now or later
Got to tell you before you go, that
Love is always in your favor
And now you know that
All i want for christmas...
All i want for christmas...
All i want for christmas is us..
All i want for christmas is us..."








quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Stradbroke Island

G'day mates!
Depois de tanto tempo resolvi postar aqui de novo!
Por incrível que pareça, fim de semestre aqui é entre outubro e novembro e durante estes meses fiquei com milhares de trabalhos e exames finais, além de um pouco de preguiça de postar aqui, confesso.
Além de tudo, tive que me mudar. Sugestão a todos que pretendem vir pra Austrália: não fiquem em home-stay. Ignorei esse aviso depois de tantas pessoas falarem pra fugir dessa, achei que comigo seria diferente e foi bem complicado. Apesar de eu nunca ter feito nada de errado, o simples fato de ficar no meu quarto estudando em um fim de semana ensolarado foi motivo pra discutirem comigo, e por eu ser uma pessoa muito quieta, eu provocava desconforto dentro da casa. Vai entender!
Mas enfim, agora estou morando num apartamento muito bom só esperando meu namorado vir pra cá e dividir o apê com ele!
Agora que acabaram as aulas estamos tendo um curso preparatório para a entrada no mercado de trabalho, proposto pelo cnpq pra impedir a gente de turistar por aí :p
Apesar de a idéia ser boa, aprender a atender telefone e enviar emails pelo gmail não era o que eu tinha em mente como necessário pra ser uma pesquisadora, mas beleza...

Agora vamos falar de coisas boas, vamos falar da nova Tekpix... não, pera...
Fim de semana passado fui pra Stradbroke Island pela terceira vez. Lá é um pedacinho do paraíso, tão perto de cidades grandes que é dificil imaginar como pode ser um lugar tão bonito e relativamente preservado. Relativamente pq lá dentro tem casas, lojas, mercados e etc. E apesar de tudo isso, a mata está lá e é bem preservada, o mar é limpo, as pessoas são conscientes e não querem destruir um lugar tão bonito como este.
Apesar de estar tão perto da costa, onde deságua o rio Brisbane que corta a capital de Queensland (que se fosse no Brasil seria um tietê da vida) a água continua limpa como podem ver nas fotos.
Na segunda vez que fui pra lá, fui com o pessoal do meu laboratorio pra fazer saídas de campo e fiquei alguns dias lá, foi demais! A UQ tem uma estação de pesquisa na ilha, com laboratorios e bibliotecas, além de alojamento onde os pesquisadores e estudantes podem ficar durante os trabalhos de campo!
Vou colocar algumas fotos pra ilustrar o lugar!

Neste lugar sempre tem tartarugas marinhas!

Vista para Main Beach

Bodyboard em Cylinder Beach

Olha a transparência dessa água!

Minha primeira vez "surfando" em bodyboard

À direita a estação de pesquisa, e à esquerda o alojamento

Brown Lake (água bem escura por causa do tanino das árvores)

Quem vier pra Austrália, não pode deixar de visitar. Pode não ser o lugar mais lindo daqui, mas é super fácil de chegar, não é tão caro e com certeza as belezas naturais de lá não deixam nada a desejar.
Pra quem quiser saber como chega, deve pegar um trem até a estação de Cleveland (que custa bem pouquinho) e lá pegar um onibus de graça que leva até o lugar onde vc vai pegar o Ferry, que pra estudante custa $15 ida+volta. Lá dentro da ilha tem ônibus que vc pode pegar e paga $5 podendo andar nele o dia inteiro quantas vezes quiser. Mais informações em http://www.stradbrokeferries.com.au/

Além de todas as belezas cênicas, tem a vida animal que é incrivel. Em apenas um dia vi canguru, baleia, tartaruga marinha e golfinho além de diversas aves. Também já vi coala lá, mas não foi no mesmo dia :)

Tartaruga-marinha (não sei a sp.)
Baleia-jubarte dando tchauzinho pra gente
Canguru assustado com a nossa presença
Pelicanos
Corais e peixe
Corais e peixe
Fiquei com uma vontade enorme de comprar uma casinha lá e ficar pra sempre!
Bjs e até o próximo post :)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Baleias, Sea World, niver e etc... Parte 2

Continuando...
No nosso segundo dia em Gold Coast fomos ao Sea World!
Foi muito legal, apesar de não ter muuuita coisa pra fazer.
Vimos os bichos, as apresentações, andamos na montanha russa, no jet-ski doido, na montanha russa de novo, e por aí vai.


O Sea World de Gold Coas tem o maior tanque de tubarões do mundo, e tem uns bichos gigantescos lá dentro!!!

Pra imaginar o tamanho, aquele é um dos tanques de acrílico que as pessoas ficam
dentro pra ficar mais perto dos tubarões

Show dos golfinhos

Adorando minha camera a prova d'agua :)

O bicho com o semblante mais triste que já vi na vida
Bom, dessa vez não tenho muita coisa pra falar, tem que ir lá e ver, vale a pena :)

Até a próxima

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Baleias, Sea World, niver e etc... parte 1

Bom dia, boa tarde, boa noite!
Primeiramente quero pedir desculpas por ter demorado tanto tempo pra postar, correria + preguiça de escrever aqui quando tenho tempo dá nisso.
Enfim, há alguns dias fui pra Gold Coast com meus amigos ver baleias *_* Foi muito bom, de manhã cedinho pegamos um trem até Helensvale Station e lá pegamos um ônibus pra Main Beach, onde fica o Sea World e o iate que leva a gente pra observar as baleias. Ficamos no YHA Surfers Paradise Hostel, que é ali pertinho, lugar muito bom, limpo e barato, gostei.


Gold Coast é lindaaaa parece Miami, com praias maravilhosas, carrões por todo lado, hotéis suntuosos, mas também uma beleza natural incrível, com algo que eu chamaria de restinga (parece muito com a nossa restinga).
Enfim, voltando às baleias, foi demais! Apesar de elas não terem chegado tããão perto do nosso iate e nem feito aquelas acrobacias lindas, deu pra ver super bem, e lá no finalzinho uma delas ficava agitando a nadadeira peitoral como se estivesse dando tchau!

Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae)
Splash!
Mãe e filhote :)
À tarde fomos passear na praia, andamos, andamos, andamos, nos perdemos, andamos mais um pouco até o por do sol, e ainda vimos golfinhos durante a volta.
Pude colocar meus pés no Pacífico pela primeira vez, apesar da água geladinha, já que estamos no inverno, estava bem mais quente que em Floripa!

Águas transparentes do Pacífico
No dia seguinte acordamos bem cedinho pra ver o nascer do sol na praia, lindo demais. Depois fomos tomar café da manhã no shopping perto de casa, e pra minha surpresa, o pessoal comprou um muffin e colocou uma velinha pra cantar parabéns adiantado pelo meu aniversário :) Fiquei até emocionada, tentando não chorar ^^

Depois de descansarmos um pouquinhos fomos ao Sea World, mas vou falar dele e colocar fotos depois, agora vou dormir que estou cansadona.
Beijos =****

domingo, 11 de agosto de 2013

Dindin

G'day mates!
Hoje eu vou falar um pouco sobre money, dindin, bufunfa, grana, tutu, enfim: dinheiro!


Quando vim pra cá tava tremendo na base em relação ao custo de vida, já que falavam tanto que aqui era caro bagarai. Mas pra quem morou há 6 anos na ilha da magia, também conhecida como a beverly hills catarinense, tudo branco e dourado, não estou achando aqui TÃO caro. Se ficarmos tentando converter tudo pra real, aí sim, é muito caro.
Acredito que o mais caro aqui seja moradia. Vale lembrar que tudo é contabilizado por semana. Eu pago $180 por semana, com 2 refeições por dia durante a semana (fim de semana é por minha conta), internet, energia, água, gás etc tudo incluído. Tenho um quarto e banheiro só pra mim e moro em homestay (casa de família). Mas se você quer dividir casa com outros estudantes fica em cerca de $150-170 por semana sem as refeições (não sei quanto gastam com as contas).
Morar em alojamento da universidade com a bolsa do cnpq está fora de cogitação, chega a $500 por semana!
Outra coisa meio cara aqui são algumas coisas do supermercado. Por exemplo, a coca cola aqui custa $3,99 a de 2 litros. Em compensação, sabe aquele energético Monster que custa 10 reais a lata no Brasil? aqui custa $2. Eletrônicos em geral custam o mesmo que no Brasil.
Enquanto um pepino aqui custa $1,80 a unidade, paguei $3 em uma pantufa, $2,50 o pacote com 3 calcinhas e $4 um sutiã muito bom! Ah, e hoje comprei uma saia comprida lindona por $4,99.
Minha pantufinha :)

Pra comer fora já é bem carinho, na UQ custa cerca de 8 dolares a refeição de comida mega picante, ou $2,50 por 1/2 rolo de sushi (eu como 3).
As pessoas estavam falando também que o ônibus aqui é caro, mas é mais barato que em Floripa (se não ficar convertendo, é óbvio). Como estudante, você tem um cartão concession, pra eu ir pra uni gasto $1,64, sendo que depois de 9 viagens na semana, a décima e as próximas são grátis (mas só na semana). Então gastando $1,64x9=14,76 por semana de busão. E no findi eu posso ir pra Gold Coast de graça.
É uma cidade de alto custo? É... mas se você vive aqui e trabalha aqui, teu salário mínimo é de $16,37 a hora, o que dá $622,20 por semana. Em uma semana você ganha o valor do salario mínimo no Brasil, e pros que gostam de converter, em uns 3 dias de trabalho aqui você ganha em reais o que ganha em um mês no Brasil. Ah! E se vc trabalha "casual", ou seja, só alguns dias por semana, você tem um acréscimo, então o salário mínimo vai pra $20,30/hora. Tá bom, né?
Se alguém está querendo saber mais sobre custo de vida na Austrália, tem esse blog muito legal que fez uma boa estimativa, mas é para quem vai pra ANU (Canberra):
 http://vivendocomcangurus.wordpress.com/custo-de-vida/

Agora mudando de assunto e pra finalizar: Feliz dia dos pais, paizão!!!!
Byebye

domingo, 4 de agosto de 2013

Entre cangurus e coalas

Hoje finalmente fui ao Lone Pine Koala Sanctuary! Pra quem não conhece, é o maior santuário de coalas do mundo e existe desde 1927!!! Se alguém um dia vier pra Brisbane, não deixem de visitar, é muito legal!
site: http://www.koala.net/
Antes de irmos ao santuário, ficamos esperando o ônibus na Cultural Centre Station, e como faltava uma hora ainda, eu e a Bruna fomos no museu que tem do lado da estação. O museu também é muito legal e o melhor: é de graça!
Fotos do museu:
Coruja empalhada

Esqueleto de coastal taipan atacando

Arte aborígine

Coral reef + sea turtle: parece que está embaixo da água mesmo

:p

Ux colega biólogo de cera =D

Dinossauro australiano

Seguindo viagem, pegamos o busão e chegamos ao santuário. O lugar é incrível, com bastante espaço pros animais e tudo muito arborizado, com uma programação cheia de apresentações sobre os animais que existem lá (pq o santuário não abriga apenas coalas). A entrada é meio salgada, 25 doletas, mas o local não recebe nenhum incentivo do governo, então pra um santuário desses conseguir se manter, de algum jeito tem que arrecadar dinheiro né. O bom é que comprei o passe anual ($50), então não vou precisar pagar de novo por um ano, e ainda recebo desconto em quase tudo lá dentro.
Entrada do santuario

Coala e filhotinho (escondido na barriga, ele espiando)
Entre as coisas que você pode fazer lá, está tirar foto com um coala no colo, ou com uma python, crocodilo, águia e coruja, mediante o pagamento de $16. Quem fez o passe anual ganha duas cópias da foto. 

*o* (Phascolarctos cinereus)

Black-headed python (Aspidites melanocephalus)
Outra coisa muuuito legal pra se fazer lá é alimentar os cangurus e wallabies! Você compra um pacotinho de comida (pra mim custou 50cents) e sai dando comida na boquinha pra eles, é demais!
Algumas coisas que notei: coalas são fedidinhos, pesados apesar de não serem muito grandes, e quando ficam bravos eles fazem um barulho que parece um arroto. Já sobre os cangurus, eles são muito duros! Isso mesmo, quando vc afaga eles, parece que está afagando uma pedra peluda hauhaua. São puro músculo! E o couro deles também é super resistente.


Mamãe canguru e seu joey

Comidinha pra mamãe

Wallaby (são muito ariscos)

Cangurus vermelhos (o mais comum e "praga" aqui na Austrália)
Finalmente consegui ver um wombat ao vivo, o ruim é que eles ficam entocados então é bem difícil ver. Consegui tirar foto de um enquanto ele saía da toca dar umas bandas e em menos de 1 minuto ele voltou pra toca.

Wombat (Vombatus ursinus)
Cosa fofa!
Ahh e eu vi um ornitorrinco! Mas era muuuito difícil tirar foto, essa foi a melhor que consegui. Detalhe: eles são bem menores do que eu imaginava (os maiores chegam a 50cm)

Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
Ah quase esqueci: demônios da tasmânia - são muito lindinhos!!

Taz (Sarcophilus harrisii)

Além de todos os mamíferos e répteis que tem lá, tem também várias aves, mas como não sou muito fã, não tirei muitas fotos.

Coruja (não sei qual)

Rainbow Lorikeet (Trichoglossus haematodus)
Resumindo: o passeio foi demais!!
Bom dia (ou boa noite pra quem está no BR)