terça-feira, 11 de junho de 2013

Dicas para o TOEFL

Minha primeira dica é: NÃO PERCA TEMPO!
As datas do TOEFL acabam muito rápido, meu irmão pagou meu TOEFL no final de setembro e só consegui data pra janeiro, em uma cidade no interior de São Paulo. 
Eu só consegui entrar pro programa por obras do destino, pois meu resultado chegou 1 dia depois do dia que encerrariam as inscrições do programa CsF, mas felizmente esta data havia sido prorrogada em 10 dias. Com emoção foi mais gostoso, mas não bobeie!
O custo é bem salgado: $210, fica em torno de R$460 com a cotação atual.
O resultado online sai em 10 dias, pra quem vai pra Austrália só precisa desta versão, mas é bom levar o paper score com você quando embarcar.



O teste exigido para o programa é o iBT (internet based test), é feito em um computador de alguma escola de inglês.


Estudando para a prova:
- Leia muitos livros em inglês, isso ajuda a incrementar o seu vocabulário. 
- Se você tiver essa possibilidade, um cursinho é sempre bem vindo.
- Se o seu poder aquisitivo não é alto (meu caso), estude pela internet. Existem diversos sites que oferecem de graça apoio para o exame. Recomendo este site: https://www.notefull.com/ estudei pelos vídeos no youtube oferecidos por eles e foi ótimo!! As dicas são muito importantes, pois você pode até ser fera no inglês, mas se não souber a estrutura da prova, pode sair prejudicado.
- A prova é dividida em quatro partes na seguinte ordem: 
Reading: você tem 3 ou 4 textos acadêmicos pra ler e responder as questões, é a parte mais fácil da prova, por isso não bobeie, dê o seu máximo nela. Dura cerca de 60 minutos, tendo 20 minutos pra cada texto.
Dica: O texto fica na tela o tempo todo, por isso, não leia o tudo antes, você perde muito tempo. As perguntas vão seguir a ordem do texto.


Listening: nesse momento você vai escutar algumas gravações e depois vai responder as perguntas. As gravações tem mais ou menos 2 minutos, e são "palestras" acadêmicas.
Depois do Listening tem uma pausa pra água/banheiro. É obrigatório parar, não pode ficar na sala.



Speaking: A parte mais temida da prova. Sigam as dicas que o carinha da notefull dá sobre essa parte, foi o que me salvou.
Você vai ter poucos segundos pra responder ao que te perguntarem, então esteja preparado. Não precisa ser uma resposta verdadeira, e eles também não ligam pro teu sotaque. Fale calmamente, sua resposta deve ter um começo, meio e fim. Sempre dê exemplos, isto é ótimo.



Writing: Nessa parte você terá que fazer duas redações. Enrole bastante, quanto mais longa a redação melhor, desde que você não fique repetindo as mesmas coisas. Também deve conter começo, meio e fim. O conteúdo não importa, o que importa é o número de palavras.
Para a primeira redação eles te passam uma gravação em áudio e um texto, geralmente contrapondo os argumentos do áudio. Então, eles vão perguntar sua opinião sobre aquilo.
Já a segunda redação será feita com base em uma sentença ou frase e perguntar sua opinião também. Na minha foi: Você prefere comprar em uma loja que tenha tudo ou em lojas especializadas naquilo que você quer? 
O Writing dura 60 minutos, dá pra você escrever tranquilamente. Use todos os minutos disponíveis pra ir aprimorando sua redação.




Se alguém tiver alguma dúvida, pode me perguntar!
Beijos...


26 comentários:

  1. IELTS acho mais difícil que TOEFL, vc tem que ficar "de frente com Gabi" e etc. Fora que no TOEFL vc tem opções "a, b, c, ou d" pra responder, então você consegue chutar...

    ResponderExcluir
  2. principal problema do toefl pra mim é se vc for um mau administrador do tempo, ja era!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no IELTS não tem tempo também pra responder?
      Eu não tive nenhum problema com o tempo, já que segui as dicas do site que mencionei no post...

      Excluir
  3. Muito legal suas dicas Lê, vai ajudar muito os próximos que quizerem participar do programa.

    ResponderExcluir
  4. As respostas do listening são escritas ou faladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus! As respostas do Listening são objeivas. Por exemplo, depois de escutar uma palestra sobre um escritor, vai te perguntar o seguinte:
      Gravação: Which of the following books were written by the author?
      a) blablabalba
      b)bleblebleble
      c)bliblibli

      Aí vc clica na resposta que você acha correta e pronto.

      Excluir
    2. Sensacional! Valeu pela resposta, achei que ia ter que ficar "repetindo" o que tinha escutado hahaha

      Excluir
  5. Olá Letícia!
    Por favor, vc pode compartilhar a sua nota com a gente? Essa prova é feita de forma escrita ou no computador? E o custo, foi muito caro?

    Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Eu tirei 99 (Reading: 29, Listening: 23, Speaking: 23, Writing: 24)
      A prova é feita num computador em uma unidade de ensino de inglês (a minha foi em Bauru, se não me engano numa CCAA)
      O preço é bem salgado, $210, na época que fiz deu uns 420 reais

      Excluir
  6. Leticia,as perguntas do listening aparecem antes de começar as falas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis!
      Então, elas só aparecem depois. Primeiro você escuta uma parte de uma aula, de literatura por exemplo falando de tal escritor. Aí depois de vc escutar alguns minutos da aula vai aparecer a primeira pergunta, tipo: no ano tal, que livro fulano escreveu? Dá uma olhadinha no youtube que tem vários exemplos tirados de exames passados do próprio TOEFL. Em algumas perguntas eles repetem apenas uma parte da gravação e perguntam algo do tipo: o que fulano quis dizer com essa frase?
      Espero ter ajudado.
      Abraços e boa sorte

      Excluir
  7. Olá,
    Eu gostaria de saber se o texto também permanece na tela no writting.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Letícia! Obrigado pelas suas dicas! fico muito grato por vc compartilhar tudo isso... Quero compartilhar a experiencia que tive a respeito com o pessoal e também pedir conselhos a vc, pois bem, exatamente esses dias atras eu fiz o Toefl, eu precisava de uma nota 68 no Toefl iBT , a universidade onde pretendo estudar, exige pelo menos 15 pontos em cada parte do exame do Toefl , o que seria abaixo da media, já que muitas universidades grandes pedem uma nota de no minimo de 20 pontos para cada sessão, ok, eu fiquei tranquilo em relação a isso, pois eu possuo um inglês muito bom, mas como eu sou precavido eu busquei recursos para estudar para prova, pois como vc mesma citou, não basta apenas ter o domínio do idioma, pois bem, eu emprestei um livro do meu amigo no qual ele prestou anteriormente, o livro chamado Barron's TOEFL iBT , e não parei por ai, usei também este site http://www.testden.com/toefl/ para fazer os simulados gratuitos neste site, apenas no listening e reading do simulado neste site eu estava conseguindo obter 68 pontos, sem o speaking e o writing, porem como disse antes preciso de 15 no minimo em cada sessão, e um total de no minimo de 68, ok .. fiquei mais tranquilo sabendo que tinha que me dedicar mais no writing e no speaking, . Ok , tomei coragem e fui fazer a prova, Adivinhem, depois de toda essa luta, mesmo se esforçando, acabei recebendo nota 51 , reading - 12, listening - 8 , speaking 17, e writing - 14
    faltando 5 pontos no reading , 9 pontos no listening, e 3 pontos no writing.. fiquei decepcionado comigo mesmo, entretanto não desistir afinal sei que faltou pouco para eu ser aprovado.. nunca ouvi falar do site que vc mencionou, Qual sua sugestão para estudo neste caso Ana Letícia? Desde já, Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem? rs
      Então, eu não sei como está o edital agora, não sei qual a nota de corte pra entrar com curso de ingles pelo csf... Mas se vc pretende fazer o teste de novo, eu diria pra você investir em leitura (procure livros em inglês, eles te ajudam com um vocabulário incrível, e também procure ler revistas e jornais em inglês, ou coisas mais acadêmicas, já que os textos do toefl são na grande maioria acadêmicos. O listening é difícil, mas procure assistir seriados sem legenda, ou com legenda em ingles, vai acostumando com o som das palavras sem ler a legenda, tente perceber os sotaques etc... eles sempre colocam uma pegadinha dessas, com uma pessoa com sotaque ou voz estranha. No meu era uma velha com voz rouca que gaguejava e me fazia perder a linha de raciocínio. Já encontrei em simulado um japonês falando em ingles, e o sotaque deles dificulta bastante a compreensão. A minha maior dificuldade foi o speaking, mas vc foi bem, então nem preciso ajudar nesta parte. Acho que o principal nela é auto-confiança. Por fim, o writing é treino. Pegue notícias, qualquer coisa que te interesse e escreva sua opinião sobre aquilo em inglês, enrole bastante, cada palavra conta um pouco! Aco que é isso, espero ter te ajudado. Abraços

      Excluir
  9. Ana Letícia, boa tarde!!

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa...é muito bom contar com pessoas como você em um estudo para o Toefl.
    Tenho minha prova do Toefl iBT amanhã e tenho uma duvida ainda...Estou estudando com o auxílio do livro Longman Introductory Course for the TOEFL Test: iBT e no CD do próprio livro a pergunta do speaking aparece na tela ao mesmo tempo que é apresentada no áudio. A pergunta é : na prova tbm aparece a pergunta do speaking na tela além dela mesma em áudio como no CD do livro?

    Obrigada desde já!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sindy tudo bem? Já faz um ano que eu fiz a prova e nao lembro muito bem, mas eu acho que aparece sim...
      Espero ter ajudado! Boa prova

      Excluir
    2. Obrigada, Ana Letícia! Ajudou sim!

      Excluir
  10. Ola Ana Letícia, vc acha que estudar apenas os simulados do Toefl iBT atraves do livro Barron's garante que vc vá bem no teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola td bem? Eu nao conheço este livro, entao nao sei dizer, mas eu prefiro estudar pela internet ja que meu ingles de ouvido eh ruim. Boa sorte!

      Excluir
  11. Recurso muito útil, espero que os alunos tirar partido disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, obrigada! Varias pessoas tem comentado neste post acho que estao aproveitando :) um abraço

      Excluir
    2. Oi Lily, obrigada! Varias pessoas tem comentado neste post acho que estao aproveitando :) um abraço

      Excluir
    3. Oi Lily, obrigada! Varias pessoas tem comentado neste post acho que estao aproveitando :) um abraço

      Excluir
    4. Oi Lily, obrigada! Varias pessoas tem comentado neste post acho que estao aproveitando :) um abraço

      Excluir