sexta-feira, 26 de julho de 2013

The University of Queensland

Agora que as aulas começaram na UQ vai ficar um pouco mais difícil de escrever aqui, mas quero tentar postar pelo menos 1 vez por semana...
Vamos começar pela semana de orientação: sensacional!
Toda universidade deveria ter isso, porque quando entramos em uma uni ainda estamos muito imaturos em relação às coisas. A semana de orientação foi extremamente importante pra gente que veio de fora e ainda não entende como funciona uma universidade australiana. Mas o que é a semana de orientação (o-week)?
Como o próprio nome já diz, é a semana onde recebemos orientações da universidade sobre o curso, as matérias, sobre os prédios, exames, etc. Nela também podemos ir a palestras sobre como escrever um bom texto, como utilizar a biblioteca, o sistema de saúde da Austrália, manejo do tempo, etc etc etc... (além de churrasco de boas vindas).


Bom, depois dessa semana, as aulas começam. Mas se voce foi em uma aula e não curtiu ou achou muito difícil, não tem problema. Até dia 2 de agosto podemos trocar de matéria sem problemas. Eu mesma me inscrevi em uma que não gostei nem um pouco, então larguei e troquei por Captive Wildlife Husbandry.
As matérias que estou fazendo são: essa que ja falei, mas que é a distancia, Australian Marine Vertebrates, Conservation e Special Project in Biology. Esta última é tipo estágio ou vivência em pesquisa, e vou trabalhar num laboratório de peixes marinhos, com o prof. Ian Tibbetts (um dos professores da disciplina de marine vertebrates). Vou trabalhar com anatomia/fisiologia de peixes-voadores (quem me conhece deve estar se perguntando pq mudei tão radicalmente de área: primeiro pq desde que entrei na UFSC sempre trabalhei com as mesmas coisas, e acho que todo biólogo deve expandir um pouco seus horizontes e conhecer além da sua própria área, segundo pq o professor é muito massa e me ajudou bastante a remanejar minhas disciplinas, pq eu estava com muitos conflitos entre as matérias, e ele que deu a idéia de fazer estágio. Então pensei: pq não?)

Flying-fish (foto do google, não sei que espécie é essa)
Em relação às disciplinas, estou gostando bastante, apesar de dar bastante trabalho (já tenho 3 trabalhos pra entregar). Além disso, após um dia em que o tempo todo você tem que falar inglês, ouvir inglês você se sente muito mais cansada (musculação pro cérebro).

O caminho que faço pra universidade é muito bonito e sempre passo por inúmeras aves lindas, até cacatuas já vi, mas por enquanto só tenho a câmera do meu celular e as fotos a distância ficam muito ruim, não consegui tirar nenhuma foto boa...
Também descobri que tem um casal de patos morando na chaminé da lareira aqui de casa. Foi muito engraçado, estava conversando pelo skype com meu namorado de manhã perto da lareira e escutei um barulho que parecia um rosnado vindo de dentro da lareira. Achei que fosse algo tipo um guaxinim ou um dos morcegos gigantes que tem por aqui (também já vi deles voando pela UQ). Mas quando a Michelle chegou, comentei com ela e ela respondeu que são patos, eles costumam fazer os ninhos ali, não é a primeira vez... Aí outro dia estava saindo de casa e vi eles em cima da chaminé hahaha


Ontem fui em uma festa por aqui chamada Snow Party, onde tinha neve artificial (mas também alguns lugares com gelo pra fazer guerrinha de bolas de neve) e um tobogã de gelo pra descer com bóias (isso foi divertido). Descobri que a moda daqui é ir pra balada vestido de bicho (vi canguru, dragão, vaca, cachorro, pato...), de pijama ou de tenista. BIZARRO!


Ah! essa semana teve o Market Day, é um dia onde todas as sociedades e grupos de alunos montam um standzinho pra tentar agregar mais participantes. Por exemplo, tem grupo de meditação, grupo dos vegetarianos, grupo de xadrez, dos metaleiros (sim!), dos chineses, dos japoneses, dos tailandeses (não tinha nenhum dos brasileiros... )


Acho que por hoje é só!
Quando tiver mais novidades posto aqui (quando conseguir fotos das pessoas vestidas de bicho/pijama/tenista na festa também hahaha)
Beijos

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Enfim... Austrália!

Depois de umas 25 horas de viagem, cheguei em Brisbane. A viagem foi tranquila, mas extremamente cansativa e desconfortável.
Saí de São Paulo as 17:30 do dia 10/07 e cheguei as 9 da manha do dia 12/07 (horário de Brisbane). Primeiro peguei um avião até Santiago, depois até Auckland (ambos de Lan) e enfim Brisbane (pela Qantas). O serviço de bordo é excelente, até salmão grelhado eu comi, muito bom! Parece que eles sabiam certinho, quando eu começava a ficar com fome chegava a comida :) Além disso, não ficava só passando filme, até video game vc podia jogar

Controle do videogame

Lá em Santiago encontrei muitos bolsistas, mas tinham poucos que íam pra Brisbane, a maioria era Sydney e Melbourne.
Bom, chegando em Brisbane um motorista da universidade estava nos esperando de van, éramos 11 bolsistas indo pro Bunk Hostel. Ao chegar lá, o motorista nos deixou do outro lado da avenida, eu com 3 malas de carrinho, além da mochila, tive que pedir ajuda pra atravessar com tudo. Foi aí que descobri um dos poucos defeitos daqui: você tem tipo 5 segundos pra atravessar a rua, e se passer no sinal vermelho você é multado. Acredito que os idosos, mancos, deficientes visuais e cadeirantes não consigam atravessar a rua aqui, a não ser que tenham turbo na cadeira de rodas hahaha.

Mão inglesa

Fiquei maravilhada com a cidade, você não vè um papelzinho jogado no chão, uma bituca de cigarro, neguinho cortando a frente de outro, etc. É tudo muito organizado e bonito.
Chegando no hostel uma surpresa ruim, como eu tinha reservado pelo hostelz.com na época que fiz minha reserva (em maio) tive que pagar 10% antecipado (44 dólares). Só que logo depois disso eu consegui uma casa pra ficar, mas como a menina que estava aqui ainda náo tinha liberado o quarto, alterei minha reserve pra ficar do dia 12 ao dia 15 no hostel, ao invés de ficar até dia 21. Aí quando cheguei no hostel, me disseram que náo tem essa de alteração, que minha reserve anterior tinha sido cancelada e que outra tinha sido feita no lugar, contando só os 3 dias. E aí que eu "perdi" os 44 dolares e tive que pagar tudo de novo ¬¬ sacanagem.

Porta do banheiro do hostel hahaha!

O hostel fica na Chinatown de Brisbane, a galera do CSF não curtiu muito, mas eu adoro comida chinesa, então curti lá. Pertinho do hostel fica a famosa Queen Street, uma rua com prédios lindos e lojas de marca famosa. Foi lá que comprei meu notebook, na JB-HiFi, fui super bem atendida, ganhei desconto e já aproveitei e comprei meu cellular também. Perdoem meus erros de acentuação, ainda estou aprendendo a usar esse teclado, que até ideograma japonês tem.
No sábado fomos passear de City Cat, um meio de transporte public comum aqui em Brisbane, mas que pode ser bem divertido pros turistas: um ferry boat.
Fomos até South Banks, lugar muito bonito também, onde fica a praia artificial e a roda gigante de Brisbane. Claro, náo pudemos deixar de ir nela e tirar fotos bem legais lá de cima. Não achei muito caro, 15 dólares. Muito melhor que pagar uma fortuna pra andar no bondinho do pão de açúcar :p

Vista do meu quarto no hostel pra Story Bridge
 
Passeando no City Cat
 
Brisbane River
 
Dá pra ver meio escondido nas árvores a praia artificial
 
The Wheel of Brisbane

Bom, no domingo a Michelle, dona da casa onde estou morando, foi me buscar no hostel. De cara adorei os filhos dela, Gigi de 10 anos e Lorenzo de 12.
Muitas pessoas criticam as homestays, mas estou achando maravilhoso ficar aqui, tenho uma suite só pra mim, a casa é linda, não fica muito longe da Universidade e o bairro é ótimo. Além disso, a Michelle é muito legal, tem me ajudado bastante, as crianças também. Como ela já foi professor de ingles na Itália, está me ajudando bastante. É um choque muito grande ter que falar só em ingles, e é bastante cansativo, depois de uma conversa dá vontade de pedir um break pro cérebro descansar.
Na segunda feira começou a o-week na UQ, que é uma semana de orientaçao antes das aulas começarem. Isso tem sido muito importante pra gente, pra poder entender direito como a universidade funciona.
Durante nossa sessão de boas vindas, teve tipo uma feira, com vários estandes sobre várias coisas da universidade e da cidade, ganhamos vááários brindes e de quebra teve apresentação de um aborigine tocando o didgeridoo, um instrumento de sopro utilizado pelos aborigines. Depois, trouxeram um coala lindoooo pra gente ver de pertinho, coisa mais fofa do mundo! No final, teve a apresentação de uma banda de músicas aussies antigas, que eu adorei! e alguém tiver interesse, tem uma que gostei bastante, dá pra ouvir no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=CwvazMc5EfE

University of Queensland
 
Coala gordinho *_*
 
Aborigine tocando Didgeridoo
 
Old Australian Songs

Aqui em Brisbane tem muitas aves, estou encantada! De manhã sempre acordo com uma que tem um canto muuuito diferente, ainda não descobri o que é. Tentei gravar, mas não deu pra ouvir nada.
Aqui tem poucos pombos, no lugar deles tem... corvos! Muitos, e enormes!
Em relação ao clima, não muda muito do litoral sul do Brasil, cerca de 10 graus de noite/madrugada e durante o dia deve chegar a uns 18.
O jetlag foi o pior, todo dia morrendo de sono as 18 horas, e mesmo indo dormir as 22 ou 23 horas, acordo todo dia as 4 da manha.
Estou super feliz pois já comprei meu ticket pra assistir wallabies x springboks no dia 7 de setembro, aqui em Brisbane pelo Castrol Edge Rugby Championship =D

Desculpa pelo texto gigante, mas a semana nem acabou e ainda tem muita coisa pra contar.

sábado, 6 de julho de 2013

A viagem e despedidas - Segunda parte

Passei a semana em Avaré na correria atrás de banco, documentos e das despedidas da família e dos amigos.
Amanhã viajo mais uma vez, agora para Campinas buscar meu namorado no aeroporto e depois pra Sorocaba, onde vamos ficar na casa do meu irmão até quarta feira, o grande dia, quando vou pra São Paulo pegar o avião rumo a Brisbane.
Agora vou lá assistir UFC!
Bjs a tod@s

Fotos da despedida :)



segunda-feira, 1 de julho de 2013

A viagem e despedidas - Primeira parte

E a primeira parte da aventura já começou!
Depois de acordar as 6 pra terminar de fazer a mudança saí de Florianópolis/SC no domingo às 7 da madrugada, depois da festinha de despedida que fizeram pra mim na casa da minha ex-orientadora, onde fiquei até quase 1 da manhã... mas estava bom demais!! Obrigada a todos que foram lá e desculpa o chororô :p
Eu e meus pais fomos de carro debaixo de MUITA chuva, em Curitiba paramos pra almoçar e me despedir da minha vó, meu tio, tia e prima. A minha vida toda tendo que caber dentro de um golzinho pra deixar tudo na casa dos meus pais, em Avaré (interior de/SP).
A partir de Ponta Grossa pegamos uma tempestade bem forte e estradas muito esburacadas... resultado: duas rodas entortaram e as 2 calotas quebraram. Fizemos mais uma parada em Taquarituba, esperando a chuva passar e pra me despedir dos meus tios que moram lá.
Depois de quase 14 horas chegamos em Avaré. Foi um sufoco...
Agora estou na lan house e meu pai chegou pra me buscar, depois posto as fotos da despedida!
Bjsss