terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Australia x Brasil

Hoje em vez de falar diretamente das minhas "aventuras" por aqui, vou fazer um pouco diferente.
Muitas pessoas criticam o Brasil como se fosse o pior país do mundo, e que os países de primeiro mundo são perfeitos. Mas essa é uma grande mentira.
Bom, primeiro quero falar um pouco das coisas boas daqui, ou seja, o que o Brasil deveria aprender com a Austrália.

1. Conviver e amar sua fauna, seja ela assustadora ou não

Lembra quando fizeram aquele episódio dos Simpsons em que eles vinham pro Brasil e os macacos estavam andando pela cidade? Lembram a revolta dos brasileiros, achando um absurdo dizerem que vivemos na "selva", em meio a animais selvagens? Pois é, olha que inversão de valores. Já pensou que legal se ainda tivéssemos uma fauna linda em meio aos ambientes urbanos? 
Aqui é assim. E é um orgulho pra eles ter tantos animais diferentes em meio à cidade. 
Todos os dias vejo cacatuas voando perto de casa, uma até fica no telhado do meu prédio. Papagaios também. Quantas vezes você já viu um papagaio silvestre voando em meio às cidades? Ainda mais a capital do estado, uma das cidades mais populosas da Austrália? E uma arara?
Não por aqui, a diversidade de aves é imensa... bush turkey (sim, você pode encontrar perus andando nas ruas), corvos do tamanho de galinhas, íbis, crested pigeon, rainbow lorikeet, magpie, passarinhos e mais passarinhos... E os mamíferos? Flying-fox (morcegos enormes), possums, gliders...
Enfim, pra mim absurdo não é ter macacos na cidade, é não tê-los mais.

2. Transporte público de qualidade e que funcione
Nem preciso nem dizer nada, né? 
Aqui o transporte pode até ser "caro", mas você tem várias vantagens e acabam saindo mais barato. Por exemplo, se você paga 9 viagens com seu cartão, o resto delas será de graça até segunda feira da semana seguinte. Então, por mais que você use transporte várias vezes, você só vai pagar por aquilo, e ainda pode ir pras praias sem pagar nada. Acho isso muito interessante, pois faz circular a economia. No Brasil as pessoas passam a semana inteira trabalhando, pega o onibus, vai pro trabalho, volta pra casa e pronto. No fim de semana se quiser sair passear vai ter que pagar mais transporte, então muitas vezes as pessoas preferem ficar em casa ou no máximo ir no barzinho não muito longe de casa.
Aqui você pode ir pra praia sem pagar nada, pode ir pro centro da cidade, pode ir pra vários lugares economizando no transporte e incentivando a economia local, seja tomando um sorvete na praia ou indo no santuário de coalas, no cinema, no teatro...
Aqui existem também transporte de graça pra alguns lugares, como o city loop e o city hopper.
Ah, e o melhor é que você tem várias opções. Você mora perto do rio? Pode ir de Ferry, vai pra um lugar longe do rio, pega um ônibus, quer chegar mais rápido? Vai de trem! Não tem mais ônibus de noite? Pega um táxi que não vai te custar o olho da cara como em SP ou Florianópolis....

3. Shuttle bus
Achei isso excelente! Não sei se todos os hotéis tem isso, mas nas cidades turísticas, os hotéis e hostels possuem uma van ou microonibus pra te buscar na rodoviaria ou aeroporto e depois te levam de volta. Além disso, no hostel em que ficamos em Hervey Bay eles levam e buscam pelo menos 3 vezes por dia os seus hóspedes ao supermercado. Quando eu soube disso, falei pra motorista que esse serviço é excelente, e ela disse que perderia clientes se não o fizessem, já que quase todos os hostels fazem isso.
Mas não são apenas os hostels/hotéis que fazem isso. Alguns lugares como o Australia Zoo também possuem este serviço de graça, assim como o ferry que leva até stradbroke island. Esses são apenas os que conheço, mas deve ter vários outros por aí.

4. Gentileza e educação
Todo mundo entra no ônibus e cumprimenta o motorista, e vice-versa. Ao sair do ônibus, agradecem. As crianças não fazem bagunça no ônibus ao voltar da escola, elas até levantam pra você se sentar no banco, já que é mais velha que eles. As pessoas te cumprimentam na rua, te ajudam se precisar. Outro dia eu estava parada no semáforo de pedestres na chuva, e uma pessoa com guarda chuva parou ao meu lado e o dividiu comigo até chegar na estação de trem. 
Ninguém buzina
Ninguém te olha com cara feia se demora pra achar as moedas pra pagar o trem quando percebe que seu cartão está sem crédito.
Não existe seleção natural na hora de entrar no trem/busão com pessoas se acotovelando para ter o seu lugar...

Tem várias outras coisas mas não vamos deixar tão feio assim pro Brasil... e eu já escrevi demais.

Vamos falar agora das coisas que a Austrália precisa aprender com o Brasil

1. Usar desodorante/tomar banho todo dia
Não sei qual destes é o problema, mas as pessoas fedem demais aqui. Do jeito que te dá ânsia quando está perto de alguém fedido.

2. Enxaguar a louça
Sério! O que os australianos tem na cabeça que não enxaguam o sabão da louça, será que eles gostam de comida com gosto de detergente? será preguiça? será que querem economizar água? Detergente é cancerígeno quando entra em contato com as mucosas!

3. Escovar os dentes após as refeições
Se você, brasileiro, for pego escovando os dentes no banheiro da universidade, vai ser observado com estranheza e cara feia. Acredite se quiser, pra eles nojento é escovar os dentes no banheiro da uni. Ou em banheiro de shopping, etc... 
Eles não gostam de dentista, ou dentista cobra caro demais aqui. Na sua maioria, australianos tem dentes amarelados e só vão ao dentista quando estão com algum problema, nada de limpeza anual.

4. Café
Se você gosta de chafé, aqui é o lugar. Você paga $3,50 por um café super aguado. Péssimo

5. Ônibus intermunicipais confortáveis
Pra ir pra Hervey Bay passamos 7 horas em um ônibus que parecia circular, com cadeiras que não reclinavam nem dois cm, apertado (o Dudu ficou com os joelhos apertados no banco da frente e até eu, no alto de meus 1,53, conseguia encostar meus joelhos no banco da frente! Deve ser por isso que os bancos não reclinavam), e cheeeeio de australianos fedidos! 

6. Almoçar
As pessoas aqui não almoçam, elas tomam um segundo café da manhã. Faz parte de seu cardápio: um sanduíche, ou uma torrada, quem sabe um muffin? E não pode esquecer do café (blérgh). Aí chegam em casa e se empanturram na janta, as 6 horas da tarde.

Bom, acho que por hoje é só!

Depois eu conto mais sobre Hervey Bay!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário